quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TEXTO SOBRE POPULAÇÃO -GEOGRAFIA DO PRIMEIRO ANO

POPULAÇÃO MUNDIAL

O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma. Para governantes em especial, é de fundamental importância, pois, permite traçarem planos e estratégias de atuação, além de poder desenvolver um planejamento de interesse social.

A população deve ser entendida como um recurso na medida em que representa mão de obra para o mercado de trabalho, soldados para a defesa nacional, dentre outras coisas.

O ramo do conhecimento que estuda a população chama-se Demografia, portanto o profissional da área é o demógrafo.

CONCEITOS DEMOGRÁFICOS

Alguns conceitos demográficos são fundamentais para a análise da população, abaixo iremos citar alguns:

População absoluta: corresponde a população total de um determinado local.

Quando um local tem uma população absoluta numerosa, dizemos que ele é populoso.

O Brasil está entre os países mais populosos do mundo com uma população superior a 170 milhões de habitantes.

Densidade demográfica ou população relativa: corresponde a média de habitantes por quilômetros quadrados. Podemos obtê-la através da divisão da população absoluta pela área.

Quando a população relativa de um local é numerosa dizemos que esse local é muito povoado.

Apesar da enorme população absoluta, a densidade demográfica do Brasil é baixa não ultrapassando 20 habitantes por quilômetro quadrado.

Superpovoamento: corresponde a um descompasso entre as condições sócio-econômicas da população e à área ocupada. Isso quer dizer que, superpovoamento não depende apenas da densidade demográfica, mas principalmente das condições de vida da população. Alguns países com grande densidade demográfica podem não ser considerados superpovoados, enquanto outros com densidade baixa assim o podem ser classificados.

Recenseamento ou censo: corresponde á coleta periódica de dados estatísticos dos habitantes de um determinado local.

No Brasil os recenseamentos são feitos de 10 em 10 anos, o último foi feito em 2002, pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão estatal. Sua página na Internet é www.ibge.gov.br.

Taxa de natalidade: corresponde a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado em geral é expresso por mil.

N.º de nascimentos X 1000 = taxa de natalidade

População absoluta

A natalidade é ligada a vários fatores como, por exemplo, qualidade de vida da população, ou ao fato de ser uma população rural ou urbana.

As taxas de natalidade no Brasil caíram muito nos últimos anos, isso se deve em especial ao processo de urbanização que gerou transformações de ordem sócio-econômicas e culturais na população brasileira.

Taxa de mortalidade: corresponde a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado é expresso por mil.

N.º de óbitos X 1000 = taxa de mortalidade

População absoluta

Assim como a natalidade, a mortalidade está ligada em especial a qualidade de vida da população analisada.

No Brasil, assim como a natalidade a mortalidade caiu, especialmente a partir do processo de industrialização, que trouxe melhorias na assistência médica e sanitária à população, além da urbanização acentuada.

Crescimento vegetativo ou natural: corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

C.V. = natalidade - mortalidade.

O crescimento vegetativo corresponde a única forma possível de crescimento ou redução da população mundial, quando analisamos o crescimento de áreas específicas temos que levar em consideração também as migrações.

O crescimento vegetativo brasileiro encontra-se em processo de diminuição, mas já foi muito acentuado, em especial nas décadas de 50 à 70, em virtude especialmente da industrialização.

Taxa de fecundidade: corresponde a média de filhos por mulher na idade de reprodução. Essa idade se inicia aos 15 anos, o que faz com que em países como o Brasil, onde é comum meninas abaixo dessa idade terem filhos, ela possa ficar um pouco distorcida.

Na década de 70 a taxa de fecundidade no Brasil era de 5,8 filhos por mulher, em 1999 esse número caiu para 2,3. Isso reflete a mudança que vem ocorrendo no Brasil em especial com a urbanização e com a entrada da mulher no mercado de trabalho, que tem contribuído com a redução significativa da taxa de natalidade e por conseqüência da taxa de fecundidade.

Taxa de mortalidade infantil: corresponde ao número de crianças de 0 à 1 ano que morrem para cada grupo de mil nascidas vivas.

No Brasil vem ocorrendo uma redução gradativa dessa taxa, apesar de ela ainda ser muito elevada se comparada a países desenvolvidos, em 1999 ela era de 34,6 por mil ou 3,46%.

As regiões brasileiras apresentam realidades diferentes, o Nordeste apresenta as maiores taxas de mortalidade infantil, sendo em 1999 de 53 por mil ou 5,3%, ou seja, acima da média nacional.

Expectativa de vida: corresponde a quantidade de anos que vive em média a população.

Este é um indicador muito utilizado para se verificar o nível de desenvolvimento dos países.

No Brasil a expectativa de vida nas últimas décadas tem se ampliado, em 1999 as mulheres viviam em média 72,3 anos, enquanto os homens 64,6 anos, esse aumento na expectativa também se deve a melhorias na qualidade médico sanitária da população em virtude do processo de urbanização.

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

Segundo a teoria da transição demográfica, o crescimento populacional se daria em fases, o período anterior a transição ou pré-transicional, conhecido como regime demográfico tradicional, seria aquele no qual as taxas de natalidade e mortalidade seriam elevadas, fazendo com que o crescimento vegetativo fosse pequeno. A grande ruptura com esse período começa a se dar nos países desenvolvidos com a Revolução industrial, já nos subdesenvolvidos isso ocorre apenas em meados do século XX. O período posterior a transição ou pós-transicional, chamado de regime demográfico moderno, se daria quando as taxas de natalidade e mortalidade baixassem. Devido ao fato de que as taxas de mortalidade caem primeiro que as de natalidade, durante a transição viveria-se um período de intenso crescimento populacional, chamado de explosão demográfica, processo pelo qual passam ainda hoje vários países subdesenvolvidos.

O Brasil já superou a fase de explosão e começa a entrar na fase de estabilização da população, o que faz com que comece a haver um maior equilíbrio na pirâmide etária do país.

TEORIAS DEMOGRÁFICAS

1- Lei de Malthus ou Malthusianismo

No final do século XVIII, o pastor anglicano Thomas Robert Malthus, laçou sua famosa teoria, segundo a qual a razão para a existência da miséria e das enfermidades sociais, seria o descompasso entre: a capacidade de produção de alimentos, que se daria numa progressão aritmética (1,2,3,4,5), em relação ao crescimento populacional que se daria numa progressão geométrica (1,2,4,8,16).

Malthus chegou a propor que só deveriam Ter filhos aqueles que pudessem criar, e que os pobres em decorrência disso deveriam se abster do sexo. Além disso, defendia a tese de que o estado não deveria dar assistência a saúde das populações pobres. Para ele, se não acontecessem "obstáculos positivos", como guerras, epidemias , que causassem grande mortandade, o desequilíbrio entre a produção de alimentos e o crescimento populacional, geraria o caos total.

Malthus errou, pois a tecnologia possibilitou um aumento exponencial na produção de alimentos que hoje são produzidos a taxas superiores as do crescimento populacional, além disso, temos verificado uma tendência a estabilização do crescimento populacional nos países desenvolvidos, além de uma desaceleração do crescimento em grande parte dos países subdesenvolvidos, especialmente nas últimas décadas.

Com isso podemos concluir que, se há fome no mundo e no Brasil hoje, isso não se deve a falta de alimentos ou ao excesso de pessoas, mas a má distribuição e destinação dos mesmos.

2- Neomalthusianismo

No pós 2ª Guerra Mundial, o crescimento populacional acelerado nos países subdesenvolvidos, fez despertarem os adeptos de Malthus chamados de neomalthusianos.

Segundo eles, a pobreza e o subdesenvolvimento seriam gerados pelo grande crescimento populacional, e em virtude disso seriam necessárias drásticas políticas de controle de natalidade, que se dariam através do famoso e bastante difundido, "planejamento familiar". Muitos países subdesenvolvidos adotaram essas políticas anti-natalistas, mas com exceção da China onde a natalidade caiu pela metade em quarenta anos nos outros praticamente não surtiu efeito.

Hoje em dia existem também os chamados ecomalthusianos, que defendem a tese de que o rápido crescimento populacional geraria enorme pressão sobre os recursos naturais, e por conseqüência sérios riscos para o futuro.

No Brasil nunca chegou a acontecer um controle de natalidade rígido por parte do estado nacional, mas a partir da década de 70 o governo brasileiro passou a apoiar programas desenvolvidos por entidades nacionais e estrangeiras como a Fundação Ford, que visavam o controle de natalidade no país.

3- Reformistas ou marxistas

Diferentemente do que defendem os neomalthusianos, os demógrafos marxistas, consideram que é a própria miséria a responsável pelo acelerado crescimento populacional. E por conta disso, defendem reformas de caráter sócio-econômico que possibilitem a melhoria do padrão de vida das populações dos países subdesenvolvidos, segundo eles isso traria por conseqüência o planejamento familiar espontâneo, e com isso a redução das taxas de natalidade e crescimento vegetativo, como ocorreu em vários países hoje desenvolvidos.

ESTRUTURA DA POPULAÇÃO

1- Estrutura ocupacional

Com base na estrutura ocupacional a população de um país pode ser dividida em dois grupos:

a) População economicamente ativa (PEA): corresponde as pessoas que trabalham em um dos setores formais da economia ou que estão a procura de emprego. Subdividi-se em, desempregados e população ocupada.

b) População economicamente inativa (PEI) ou população não economicamente ativa (PNEA): corresponde a parcela da população que não está empregada como crianças, velhos, deficientes, estudantes, etc., ou que não exercem atividades remuneradas como donas de casa. Essa camada da sociedade demanda grandes investimentos sociais, e é bancada pela população ativa.

1.1- Desemprego e subemprego:

Hoje o maior problema enfrentado pela maioria dos países do mundo é o desemprego, ele é uma realidade não apenas em países subdesenvolvidos, mas também, em países altamente desenvolvidos como a Alemanha.

O desemprego se divide em dois tipos fundamentais:

a) Desemprego conjuntural: que é aquele que está ligado a conjunturas de crise econômica, nas quais a oferta de empregos e os postos ocupados diminuem.

b) Desemprego estrutural ou tecnológico: que está ligado a estrutura produtiva, e aos avanços tecnológicos introduzidos na produção, em substituição da mão de obra humana, como o que é gerado pela robótica.

Além do desemprego, é comum hoje a existência dos chamados subempregos, onde o trabalhador além de trabalhar na maioria das vezes em condições precárias, ganha baixíssimos salários e não tem nenhuma garantia legal. Esse tipo de atividade é muito comum hoje em países subdesenvolvidos como o Brasil, onde o número de subempregados é enorme, e grande parte da população depende do trabalho dessas pessoas.

1.2- Trabalho infantil

Além do fato de a juventude ser a maior afetada com o desemprego, existe nos países subdesenvolvidos o problema do trabalho infantil, o qual é gerado por sérios problemas econômicos e sociais enfrentados por esses países, onde crianças precisam trabalhar para ajudar na renda familiar. Muitas vezes as condições de trabalho que se encontram essas crianças é de completa insalubridade. Além disso outros problemas como o abandono dos estudos são gerados em virtude desse tipo de atividade.

No Brasil o número de criança que trabalham é muito grande, isso se deve em especial, pelo fato de grande parte dos chefes de famílias brasileiros, não terem condições de arcar sozinhos com os gastos familiares, o que faz com que milhares de crianças tenham que trabalhar. É muito comum também no Brasil, os adultos se aproveitarem das crianças, fazendo com que elas trabalhem enquanto o próprio adulto não busca o que fazer.

1.3- Setores da economia

A economia dos países se divide em 3 setores chamados de formais, pois, contribuem com a arrecadação de impostos, assinam carteira, dentre outras formalidades legais.

São eles os seguintes:

a) Setor primário: que envolve em geral atividades ligadas ao meio rural, como, a agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e a pesca.

b) Setor secundário: que envolve as atividades industriais.

c) Setor terciário: que envolve as atividades do comércio, prestação de serviços, funcionalismo público, etc.

È importante ressaltar que o espaço onde se desenvolvem essas atividades não é rígido, ou seja, podemos ter atividades primárias no espaço urbano, como o que ocorre com os cinturões verdes, ou atividades secundárias no espaço rural, como o que ocorre na agroindústria.

Hoje em dia em virtude do grande avanço tecnológico, alguns autores passam a trabalhar com a idéia de um setor quaternário, onde se desenvolveriam as atividades de pesquisa de ponta, envolvendo universidades, centros de pesquisas, etc., esse setor surge em função da Revolução Tecnocientífica em andamento.

No Brasil, e em outros países subdesenvolvidos, se dá a chamada hipertrofia (inchaço) do setor terciário, que por sua vez tem gerado a proliferação de atividades informais.

Esse processo decorre do intenso êxodo rural que gera um inchaço no setor terciário urbano, na medida em que a indústria atual utiliza cada vez menos mão de obra. Fazendo com que muitas pessoas especialmente nos grandes centros do país, tenham que depender de atividades informais, os chamados subempregos, além do que contribui com o aumento da criminalidade, na medida em que muitos trabalhadores passam a desenvolver atividades à margem da lei para poder sustentar suas famílias.

1.4- A participação da mulher no mercado de trabalho.

Apesar de crescente, a participação das mulheres no mercado de trabalho não tem significado ainda melhorias das condições de vida, pelo contrário, pesquisas mostram que com o aumento de lares liderados por mulheres, houve uma redução na renda familiar. Isso se deve ao fato de as mulheres em média ganharem salários mais baixos que os homens para desempenharem as mesmas funções. As causas que estão por trás deste fato são, por exemplo:

- a herança patriarcal de nossa sociedade;

- o machismo ainda muito forte e presente no nosso dia-a-dia;

- a desvalorização do trabalho doméstico;

- o preconceito que coloca a mulher como sexo frágil.

Além dos menores salários, do preconceito, do machismo, etc., as mulheres ainda tem que enfrentar as jornadas duplas ( trabalho e casa ) ou triplas ( casa, trabalho e estudos ). Também é a mulher a maior vítima da violência doméstica, em geral praticada por maridos violentos.

Mesmo com todas essas dificuldades, as mulheres vêm avançando em seus direitos e conseguindo espaços cada vez maiores na nossa sociedade, como por exemplo, o fato de a maioria dos universitários brasileiros serem mulheres.

PIRÂMIDE ETÁRIA

Gráfico populacional que leva em consideração a estrutura sexual da população ( homens e mulheres ) e as faixas etárias - 0 à 19 anos jovens, 20 à 59 adultos, e 60 ou + anos idosos.

A estrutura da pirâmide é a seguinte:

- Base: corresponde aos jovens.

- Meio: corresponde aos adultos.

- Topo ou ápice: corresponde aos idosos.

A análise das pirâmides nos permite verificar a situação de desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países.

Exemplo: uma pirâmide de base larga indica grande crescimento vegetativo; o topo estreito indica baixa expectativa de vida, o que nos faz concluir que essa seja de um país subdesenvolvido. Por outro lado, uma base mais estreita, indica pequeno crescimento vegetativo; um topo mais largo indica grande expectativa de vida, o que nos leva a concluir que seja um país desenvolvido.

A análise das pirâmides etárias é de fundamental importância para os estudos de população.

No Brasil, temos verificado uma mudança na pirâmide etária, que tem alargado o topo, e estreitado a base. Essas mudanças decorrem em especial da urbanização do país, que mudou significativamente o modo de vida de grande parte dos brasileiros, principalmente com relação aos filhos, e também garantiu avanços fundamentais a nível médico-sanitário.

Tipos de pirâmides etárias e características:


Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em conseqüência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.


Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflete uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É características dos países desenvolvidos.



Entre estes dois extremos existem situações intermédias:
Pirâmide adulta: a base é ainda larga, mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.



Pirâmide rejuvenescida:
reflete alguma recuperação das classes etárias dos jovens em virtude do aumento da fecundidade.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA segundos anos

Política das Nacionalidades
1-Entre o Congresso de Viena de 1815 e 1848, ocorreram, na Europa, movimentos liberais e nacionais. Considere as seguintes afirmações.
I - As decisões do Congresso de Viena geraram formas de reação da burguesia contra os limites impostos ao desenvolvimento do capitalismo industrial.
II - A Revolução liberal de 1830, também chamada de jornada de julho, estancou o avanço reacionário iniciado com o Congresso de Viena de 1815.
III - A Revolução de 1848 exaltou o ânimo das massas e irradiou-se pelo continente numa sucessão de eventos que passou à história como Primavera dos Povos.
IV - Do Congresso de Viena surgiu a Santa Aliança, que objetivava a proteção à paz, à justiça e à religião e assegurava as lutas nacionalistas e liberais decorrentes das idéias implantadas pela Revolução Francesa.

2- "Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos". "Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia".

Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã:
a) aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demonstra a escolha de Roma para capital, contemplou todas as regiões.

b) apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrentes do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão.
c) chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, imposta pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha.
d) escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular.
e) tratam da unificação da Itália e da Alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo de processo liderado por Cavour, na Itália, e por Bismarck, na Alemanha.

3- Antes de 1871, a Alemanha não era propriamente um país, mas um território politicamente dividido em trinta e nove pequenos Estados. Porém, desde 1834, o seu mercado encontrava-se unificado através do "Zollverein". E foi sobre esta base que se construiu o Império Alemão em 1871.
a) Cite o Estado alemão que liderou a mencionada unificação.
Prússia.
b) Esclareça no que consistiu o "Zollverein". União aduaneira entre os Estados alemães (exceto a Áustria)

4 - Escreva sobre a política desenvolvida por Cavour no reino do Piemonte.
Cavour foi primeiro ministro do Reino do Piemonte-Sardenha. Junto com o rei Victor Emannuel o conde de Cavour pretendia unificar a Itália e transforma-la numa monarquia constitucional. Para chegar a este objetivo, Cavour e o rei provocaram a guerra contra a Áustria-Hungria que dominava vários Estados em território italiano e tiveram o apoio temporário da França. Vencida a guerra Cavour e Garibaldi organizaram a conquista do Reino das Duas Sicílias (sul) e a conquista dos territórios da Igreja Católica(no centro da Itália).

5- Quem era Bismarck? Quais as suas estratégias políticas?

Bismarck foi primeiro ministro da Prússia a partir de 1862 e desde então dedicou-se junto com o rei Guilherme I à unificação alemã. Após a Guerra dos Ducados contra a Áustria e formou a Confederação da Alemanha do Norte que em 1870 conseguiu unir-se aos Estados do sul ameaçados pela França, na Guerra Franco-Prussiana, após a qual ocorreu a conclusão da unificação alemã em 1871.

6- A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou a integridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou em que Tratado?

A unificação italiana só se concluiu completamente, após a assinatura do Tratado de Latrão, entre o ditador Mussolini e o papa Pio IX, em 1929, a partir do qual a Igreja Católica aceitou a anexação dos seus territórios no século XIX.

7- A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como conseqüências:
a
) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.
b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.
d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.
e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação da união aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.

1- 8-Desde meados do século XIX até o início do século XX, as nações industrializadas européias e os Estados Unidos da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Compare o imperialismo do século XIX com a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de colonização.

A expansão colonial européia, baseada no mercantilismo, ocorrida nos séculos XV e XVI, promoveu o enriquecimento de nações como Portugal, Espanha e Holanda, atravéz da exploração da comercialização dos produtos coloniais e através do pacto colonial. A cristianização das populações indígenas e dos escravos africanos foi uma prática comum nesse período. O Neocolonialismo do século XIX e a partilha de África e Ásia tiveram como objetivos abastecer as nações industrializadas com matérias-primas e obter mercados consumidores. A ocupação efetiva das novas colônias com população branca não foi regra, pois a dominação pode se efetivar com a ocupação administrativa e militar. Entretanto, a presença de religiosos foi muito importante para abrir caminho para a dominação.

9- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.
Os sistemas de alianças secretas que culminaram com a formação da Tríplice Aliança e Tríplice Entente e a disputa por impérios coloniais na África e Ásia foram os fatores decisivos para a instabilidade pré- Guerra.

10- Eça de Queirós, em CARTAS DA INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o inglês) domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica".
Como os europeus de fins do século XIX e início do século XX justificavam sua prática imperialista?

A-POTUGAL , B-ESPANHA, C-FRANÇA, D-INGLATERRA

E- HOLANDA, F-EUA, G-BRASIL, H-ÁFRICA, I-ÍNDIA,

11- A análise do mapa e os conhecimentos sobre colonialismo e imperialismo permitem concluir:

(1) A foi metrópole de G durante mais de três séculos e manteve colônias em H até o século XX.
(2) A disputou com B as terras de I, as quais, do século XVI ao XIX , foram exploradas e colonizadas por C.

(4) E disputou com A, mercados fornecedores de açúcar localizados em G, durante o século XVII, enquanto D e C disputaram colônias em H e I, no século XIX.
(8) B conquistou áreas coloniais em F, no século XV; no entanto, durante os séculos XVIII e XIX, essas áreas foram objeto de freqüentes disputas entre B, C, D e E.

(16) Colonizadas por E, áreas localizadas ao sul de H foram palco de significativo conflito com D, no século XIX, em disputa pela sua posse.

(32) B foi o primeiro país europeu a unificar-se territorialmente, no século XV, o que possibilitou o estabelecimento de áreas coloniais em I e, conseqüentemente, melhores condições de disputar essas áreas com C e E, durante o século XX.

RESPOSTA SE OBTÉM COM A SOMA DOS ITENS CORRETOS ( 20 )

12- “... a Europa inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países coloniais: América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem há séculos os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os produtos exóticos. A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo". Frantz Fanon.

Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima. Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima.

Após o fim dos impérios coloniais, entre as duas Guerras Mundiais, as nações industrializadas encontraram nas multinacionais ou transnacionais uma maneira muito mais efetiva e lucrativa de dominar e explorar os países pobres.

13- No final do século XIX, em decorrência do neocolonialismo, um violento conflito se deu entre China e Inglaterra, devido ao interesse britânico em impor seu domínio sobre a China. O conflito a que se refere o texto foi:
a) a Guerra da Manchúria.
b) a Guerra dos Boers.
c) a Guerra dos Boxers.
d) a Guerra dos Cipaios.
e) a Guerra do Ópio.

14- "Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras". Essa frase - atribuída a Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia - remete à partilha da África, no quadro do imperialismo europeu.
a) O que ficou determinado na Conferência de Berlim?

15- Em relação à expansão imperialista na Ásia, na segunda metade do século XIX, pode-se afirmar que o Império Chinês foi:

a) anexado ao Japão anulando a ameaça imperialista.

b) desmembrado em colônias pelas potências européias.

c) dividido em zonas de influência pelos países ocidentais.

d) incorporado ao Império Britânico compondo a Commonwealth.

16- No dia 1Ž de julho de 1997, a última colônia britânica na Ásia, Hong Kong, foi devolvida à China. O acordo que devolveu Hong Kong estipulou que o território se tornaria "região administrativa especial" da República Popular da China, segundo o princípio de "um país, dois sistemas".

a) Qual o conflito, no contexto do imperialismo do século XIX, que levou Hong Kong a pertencer à Grã-Bretanha?

Hong Kong passou à colônia da Inglaterra, após a vitória inglesa na Guerra do Ópio, em 1842.

b) Explique dois motivos para a eclosão desse conflito.

A Inglaterra queria vender o ópio, uma poderosa droga, em território chinês e foi barrada pelas autoridades daquele país. A Inglaterra revidou destruindo a marinha chinesa o que obrigou o governo chinês a assinar o Tratado de Nanquim que forçou a China a abrir cinco portos aos ingleses e ceder o porto de Hong Kong como colônia.

c) Quais são os dois sistemas que atualmente coexistem na República Popular da China? Socialismo e capitalismo.

17- A expansão imperialista sobre os territórios asiáticos e africanos no decorrer do século XIX foi, antes de tudo, um ato de conquista. A partir desta afirmativa, identifique a opção que indica a nação européia expansionista, a região colonizada e o movimento de resistência possíveis de inter-relacionar-se corretamente.

a) França/ Argélia/ Guerra do Boxers

b) Inglaterra/ Índia/ Revolta dos Cipaios

c) Inglaterra/ Sudão/ Revolta dos Boers

d) Portugal/ Angola/ MPLA e) Alemanha/China/ Movimento Taiping


18. (UNIP) A Guerra de Secessão (1861 - 1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-americana, tem sua origem no agravamento dos antagonismos entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos Estados Unidos. Na raiz dos antagonismos estavam duas questões socioeconômicas; são elas o(a)

(A) mita e a servidão temporária.
(B) escravidão negra no sul e o modelo capitalista industrial do norte.
(C) federação e o capitalismo de estado.
(D) neoliberalismo da burguesia nortista e o protecionismo sulista.
(E) Doutrina do Destino manifesto e o trabalho assalariado no Sul.

19. (GV) A Ku Klux Klan representa, entre as organizações de segregação racial, uma das mais conhecidas. Surgida e proibida na segunda metade do século XIX, ainda hoje tem adeptos que a fazem ressurgir em atos isolados e, muitas vezes, apenas simbólicos. Sobre a KKK é correto afirmar que:

(A) foi uma resposta de intimidação à vitória do Sul na Guerra de Secessão e à abolição dos escravos nos EUA;
(B) é uma organização que se inicia no norte dos EUA, após o assassinato de Lincoln, representando o interesse dos republicanos feridos pela derrota na Guerra de Secessão;
(C) sua criação está relacionada ao repúdio se setores segregadores sulistas à aprovação de 138 e da 148 Emendas Constitucionais, que buscaram definir as relações inter-raciais nos EUA, após a Guerra de Secessão;
(D) constituiu uma organização secreta, de segregação racial, responsável pela campanha e pela vitória de Lincoln nas eleições presidenciais de 1860, pelo partido republicano;
(E) foi uma resposta, dos negros sulistas, a uma política de interação racial, autoritária e desigual, proposta pelos Estados Confederados.

20. No início do século XIX, Saint-Simon, Robert Owen e outros propuseram reformas, para atenuar os males causados pelo fortalecimento da ordem burguesa sobre os operários e para distribuir melhor a riqueza.

Como esperassem medidas humanitárias dos governos burgueses, Karl Marx chamou-os de:

a) social-democratas

b) socialistas utópicos

c) sindicalistas radicais

d) comunistas ortodoxos

e) anarquistas românticos.

21. (MACK-SP) “Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução],a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos”.

(Karl Marx e Friedrich Engels)

Neste trecho do Manifesto Comunista escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são:

a) internacionalismo e dialética idealista.

b) ditadura do proletariado e organização dos Sovietes.

c) corporativismo e materialismo dialético.

d) comunismo e nacional-socialismo.

e) luta de classes e internacionalização do socialismo

22. (MACK-SP) Anarquia soa aos ouvidos da maioria das pessoas como uma catástrofe, ou, na melhor das hipóteses, como uma idéia ingênua, uma ‘saborosa’ utopia. Falar de Anarquia significa, para muita gente, pregar o fim do mundo!!!E, curiosamente, os que a temem, combatem ou denigrem, se lhes perguntarem o que é Anarquia, não sabem defini-la concretamente. Assim mesmo são contra!!!

(José Oiticica)

A Doutrina Anarquista é definida:

a) como a defesa do estabelecimento do império, da justiça e da caridade, declarando-se contra a luta de classes.

b) como manifestação romântica, defendendo a criação de falanstérios, fazendas coletivas e agroindustriais.

c) como interpretação socioeconômica da história, conhecida por materialismo histórico, e controle do Estado pela ditadura do proletariado.

d) como supressão de toda forma de governo, defendendo a liberdade, a felicidade e a harmonia, através de acordos livres, estabelecidos entre os diversos grupos territoriais e profissionais.

e) como abolição da intervenção do Estado na vida pública, defendendo a economia de mercado, as leis naturais da economia e o individualismo econômico.

23-Explique a Doutrina Monroe.

A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (presidente de 1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro de 1823.

A frase que resume a doutrina é: "América para os americanos"

O seu pensamento consistia em três pontos:

  • a não criação de novas colônias nas Américas;
  • a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos;
  • a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.

GABARITO DE QUESTÕES DE HISTÓRIA MEDIEVAL

1-D

2-B

3-E

4-E

5-20

6-B

7-D

8-( ) (X ) ( ) (X)

9-C

10-C

11-20

12-A

13-A

14-A

15-40

16-11

17-B

18-D

19-B

20-B

21-B

22-A

23-E

24-A

25-A

26-C

27-E

EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Primeira Guerra
01- Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.
FOI CHAMADA MUNDIAL, POIS EM SUA FASE FINAL ACABOU ENVOLVENDO OS CONTINENTES AMERICANO E ASIÁTICO. OS PAÍSES FORMADORES DA TRIPLECE ENTENTE FORAM A INGLATERRA, A FRANÇA E A RÚSSIA. OS EUA ENTRARAM NA ENTENTE, APÓS A SAÍDA DA RÚSSIA DA GUERRA.
02- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
a) Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.
OS SISTEMAS DE ALIANÇAS SECRETAS E A DISPUTA POR ÁREAS COLONIAIS.

b) Explique como a questão da Bósnia-Herzegovina influiu na deflagração da Primeira Grande Guerra Mundial.

O ASSASSINATO DO HERDEIRO DA ÁUSTRIA HUNGRIA, PAÍS DA TRÍPLECE ALIANÇA, EM SARAJEVO, CAPITAL DA BÓSNIA, POR UM TERRORISTA SÉRVIO, PROVOCOU O CONFRONTO DE RUSSOS (ENTENTE), DEFENSORES DOS SÉRVIOS E O GOVERNO AUSTRÍACO.

03- Explique a Paz Armada, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

A POLÍTICA DAS ALIANÇAS NADA MAIS FOI QUE UMA PREPARAÇÃO MILITAR E DIPLOMÁTICA DE SEIS NAÇÕES PARA UMA GUERRA IMINENTE PELA DISPUTA DE COLÔNIAS.

04- A Primeira Guerra Mundial alterou profundamente o mapa político europeu, que passa a mostrar:
I - a desagregação do Império Russo, a dissolução da Áustria-Hungria e do Império Turco- Otomano.
II - a devolução da Alsácia-Lorena à Bélgica e a região do Sarre à França.
III - os novos Estados da Europa Centro-Oriental e Balcânica.

Quais estão corretas?

05- A Primeira Guerra Mundial foi seguida da assinatura ou de imposição de tratados aos Estados derrotados. O mais famoso, denominado Tratado de Versalhes, destinado à Alemanha, seria chamado de "Ditado de Versalhes" pelos nazistas, que souberam explorá-lo em sua propaganda. Identifique as opções que contém cláusulas daquele famoso documento:
I - A Alemanha perderia em favor das Principais Potências aliadas (Estados Unidos, Inglaterra, França, etc.) todos os seus direitos e títulos sobre possessões de além-mar, onde se destacavam terras na África.
II - Declarada única culpada pela guerra, a Alemanha pagaria como indenização a soma de 33 bilhões de dólares, em prestações, quantia estipulada em 1921.
III - A República, proclamada na Alemanha em 1918, era tida por ilegítima e a dinastia Hohenzollern, se o desejasse, teria apoio dos vencedores para retornar ao trono. IV - Os territórios, cedidos pela França em 1871, com o tratado de Frankfurt deveriam retornar ao domínio daquele Estado.

Quais itens estão certos? I,II,IV


06- Observe a gravura acima. A imagem simboliza o fim da Primeira Guerra Mundial. Ao associar a imagem aos acontecimentos daquele momento histórico, pode-se afirmar que
a) os conflitos prosseguiram depois da assinatura dos Tratados de Versalhes, já que a França não concordou em ceder à Alemanha as regiões da Alsácia e Lorena.
b) não foram resolvidos os problemas que deram origem à Primeira Guerra, já que os tratados de paz previam apenas uma trégua, com a suspensão dos conflitos bélicos.
c) na verdade não houve paz, uma vez que a Alemanha recusou-se a assinar o Tratado de Versalhes, elaborado pela França e Inglaterra, que estabelecia o término dos conflitos.
d) os países europeus não tinham condições bélicas de prosseguir os conflitos, motivo pelo qual pode-se explicar a rendição de todos os países envolvidos na guerra.
e) apesar da paz estabelecida, a guerra afetou profundamente a economia dos países europeus, que tiveram que arcar com prejuízos imensos, mesmo os países vitoriosos.

07- Leia estes trechos de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Grande Guerra: Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo, exceto o seu dever de lutar. Você está comendo uma crosta de pão, e um homem é atingido e morto na trincheira perto de você. Você olha calmamente para ele por um momento e continua a comer o seu pão. Por que não? Aqui desapareceu para sempre o cavalheirismo. Como todos os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha e ao poder da máquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate. (Citados por EKSTEINS, Modris. "A sagração da primavera". Rio de Janeiro: Rocco, 1992.) Com base na leitura desses trechos, é CORRETO afirmar que o impacto dessa guerra

a) acelerou o processo de libertação das colônias afro-asiáticas, que se tornaram Estados independentes a partir de então.
b) deu origem a um influente movimento contra as guerras, que criou uma ordem internacional pacífica.
c) levou ao fortalecimento e consolidação dos regimes liberais já existentes, além de contribuir para o surgimento de novas democracias.
d) provocou uma crise nos valores dominantes até então, gerando descrédito em relação ao humanismo e ao racionalismo.

08- No mapa anterior assinalam-se transformações territoriais verificadas no continente europeu após a Primeira Guerra Mundial. Uma causa dessas transformações e um efeito da Primeira Guerra Mundial sobre as relações internacionais no período entre - guerras, respectivamente, são:
a) formação de novos estados-nação - início da União Européia
b) enfraquecimento da Inglaterra - consolidação de regimes fascistas
c) recrudescimento de disputas imperialistas - explosão da revolução bolchevique
d) aplicação do princípio das nacionalidades - enfraquecimento político da Europa

09- A Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX. Tendo por base o texto, explique:
a) A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra.
TODAS AS POTÊNCIAS INDUSTRIAIS EUROPÉIAS DISPUTAVAM COLÔNIAS OU ÁREAS DE INFLUÊNCIA O QUE ACABOU COLOCANDO-AS COMO RIVAIS NO PLANO POLÍTICO E MILITAR.
b) A relação entre a Primeira Guerra o desmembramento do Império Russo. A ASSINATURA DO TRATADO DE BREST-LITOVSKI ENTRE ALEMANHA E RÚSSIA PARA QUE A RÚSSIA SAÍSSE DA GUERRA CUSTOU À RÚSSIA PERDAS TERRITORIAIS. ATRAVÉS DESTE, A RÚSSIA ABRIA MÃO DO CONTROLE SOBRE A FINLÂNDIA, PAÍSES BÁLTICOS (ESTÔNIA, LETÔNIA E LITUÂNIA), POLÔNIA, BIELORRÚSSIA E UCRÂNIA, BEM COMO DOS DISTRITOS TURCOS DE ARDAHAM E KARS, E DO DISTRITO GEORGIANO DE BATUMI, ANTES SOB SEU DOMÍNIO. ESTES TERRITÓRIOS CONTINHAM UM TERÇO DA POPULAÇÃO DA RÚSSIA, METADE DE SUA INDÚSTRIA E NOVE DÉCIMOS DE SUAS MINAS DE CARVÃO.

10- " (...) a guerra de 1914-18 foi, de ambos os lados, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de pilhagem, de pirataria), uma guerra pela partilha do mundo, pela distribuição e redistribuição das colônias, das 'zonas de influência do capital financeiro', etc. ...O capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados. E a partilha deste 'saque' faz-se entre duas ou três aves de rapina, com importância mundial, armadas até os dentes (América, Inglaterra, Japão), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pela partilha de seu saque". (LENIN, Vladimir I. "O imperialismo: fase superior do capitalismo". São Paulo, Global, 1985. p.9-11.)

a) Explique uma das principais características da fase monopolista do capitalismo.

O CAPITALISMO FINANCEIRO FOI AQUELE QUE ACONTECEU ENTRE O FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ A CRISE DE 1929 (É DIRETAMENTE LIGADO COM O FORTE CRESCIMENTO ECONÔMICO QUE SE REGISTRAVA NESTE PERÍODO DE PLENA EXPANSÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL).

FOI O RESULTADO DA REVOLUÇÃO DE TRANSPORTES (EM ESPECIAL A MÁQUINA A VAPOR) QUE ORIGINOU PROFUNDAS ALTERAÇÕES NA VIDA ECONÔMICA (INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, ALARGAMENTO DOS MERCADOS, DENTRE OUTROS) E EXIGIU MUITOS INVESTIMENTOS QUE SÓ ESTAVAM AO ALCANCE DE GRANDES EMPRESAS; COM TODO ESSE CONTEXTO, ELAS SENTIRAM NECESSIDADE DE SE EXPANDIREM INVESTINDO EM MÁQUINAS E INSTALAÇÕES E RECORRENDO A PROCESSOS DE CONCENTRAÇÃO EMPRESARIAL. ERA "FINANCEIRO" POIS OS BANCOS PARTICIPAVAM ATIVAMENTE NA ATIVIDADE ECONÔMICA (EMPRESTANDO DINHEIRO ÀS EMPRESAS OU INVESTINDO DIRETAMENTE), E ERA TAMBÉM INTERVENCIONISTA, JÁ QUE O ESTADO INTERVINHA PARA RESTRINGIR O PODER DOS MONOPÓLIOS. PODE SE RESUMIR COMO A ÉPOCA EM QUE O GRANDE COMÉRCIO/GRANDE INDÚSTRIA SÃO CONTROLADOS PELO PODER ECONÔMICO DOS BANCOS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.

b) Relacione capitalismo monopolista à Primeira Guerra Mundial

FOI A FORMAÇÃO DE GRANDES CONGLOMERADOS EMPRESARIAIS (CUJO PODER IA ALÉM DO ECONÔMICO E TAMBÉM INTERFERIA NO PLANO POLÍTICO) QUE IMPELIU OS ESTADOS EUROPEUS A SE ARMAR PARA A GUERRA PREVENDO A NECESSÁRIA DISPUTA POR COLÔNIAS PARA ATENDER A DEMANADA DAS INDÚSTRIAS POR MATÉRIAS-PRIMAS E MERCADOS CONSUMIDORES.

A CRISE DE 1929 E O NAZI-FASCISMO


Os Estados Unidos obtiveram muitas vantagens com a Primeira Guerra Mundial, pois exportaram grande quantidade de produtos para a Europa e emprestaram dinheiro aos países envolvidos na guerra. Com isso, tornaram-se os países mais ricos e poderosos do mundo. Na década de 1920, atingiram o auge da prosperidade econômica. A situação, entretanto, não se manteria. Em 1929, estourou uma grave crise na economia, provocada pela superprodução de bens de consumo e pela especulação financeira na Bolsa de Valores. Os efeitos da crise atingiram a maioria dos países capitalistas.


11-A crise econômica de 1929, por sua profundidade e extensão, atingiu todo o mundo ligado ao capitalismo. Quais foram os efeitos dessa crise no Brasil, sob os aspectos econômico e político? O
BRASIL, EMBORA NÃO FOSSE UM PAÍS INDUSTRIAL, FOI ATINGIDO PELA CRISE DE 29, POIS A MAIOR PARTE DAS RENDAS DO GOVERNO E DAS ELITES PROVINHA DA EXPORTAÇÃO DO CAFÉ QUE FICOU INVIABILIZADA. ISTO GEROU DESCONTENTAMENTOS ENTRE OS CAFEICULTORES CONTRA O GOVERNO WASHINGTON LUIS E PROVOCOU A DECISÃO DO PRESIDENTE DE ROMPER COM A POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE, INDICANDO UM PAULISTA À SUCESSÃO PRESIDENCIAL. ISTO ACABOU PROVOCANDO A REVOLUÇÃO DE 1930.

12 -Observe esta figura:
As imagens reunidas nessa figura expressam dois momentos significativos da vida econômica e social norte-americana: a riqueza dos anos 20 do século XX, traduzida pela crença otimista no modo de vida americano - "o american way of life" -, popularizado durante o "New Deal", e a depressão econômica dos anos 30 do mesmo século, com suas enormes filas de pobres e desempregados.
Esses dois momentos estiveram relacionados à:
a) alta crescente dos preços agrícolas, que impediram o deslocamento do poder aquisitivo para a compra de bens industriais e serviços.
b) decisão norte-americana de reduzir o ritmo da produção industrial e agrícola alcançado no período da Guerra de 1914-1918.
c) expansão da oferta de mercadorias, da publicidade e da indústria do lazer favorecidas pelo crédito fácil e aliadas à especulação com ações.
d) onda puritana que fortaleceu o espírito de poupança, contendo os investimentos da classe média e do operariado.

13- AQUINO, Rubim, LISBOA, Ronaldo e PEREIRA NETO, André. "Fazendo a História". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. p. 134.)
A charge se refere a uma das crises cíclicas do Capitalismo, a queda da Bolsa de Valores de New York, em 1929. Nela evidencia-se uma das características dessa crise, ou seja:
a) a falência dos banqueiros e o alastramento da recessão nos países do leste europeu.
b) a venda desenfreada das ações na Bolsa de Valores em New York e maciços investimentos dos E.U.A. nos países não-alinhados.
c) as greves gerais empreendidas pelos operários, os quais lutavam pela manutenção do emprego, aumento salarial e negociação das dívidas das fábricas.
d) o agravamento da questão social, expresso nas manifestações dos operários, dos trabalhadores sem terra e dos desempregados do comércio, o que precipitou a crise do FMI.
e) o alastramento do desemprego e a conseqüente redução do poder aquisitivo do mercado consumidor norte-americano.

14- Observe a figura: Super-Homem.



Quanto ao Super-Homem, criado em 1938, pode-se afirmar que cumpriu o papel de:
a) estimular a conciliação entre americanos e nazistas.
b) restabelecer os valores que orientaram a formação dos EUA.
c) difundir o ideário da participação coletiva própria do capitalismo liberal.
d) produzir reflexão crítica a respeito do individualismo burguês.
e) fortalecer a auto-estima da sociedade abalada pela depressão econômica.

15- O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista na Europa.
d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S. e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

16- Caracterize o regime político a que a figura se refere e analise suas conseqüências.

CARACTERÍSTICAS: TOTALITARISMO, ANTILIBERALISMO, ANTICOMUNISMO,NACIONALISMO EXACERBADO, MILITARISMO, RACISMO E CORPORATIVISMO.

CONSEQUÊNCIAS DO NAZISMO:MAIS DE 60 MILHÕES DE PESSOAS MORRERAM NO CONFLITO. FORAM 50 MILHÕES DE SOLDADOS MORTOS E 10 MILHÕES DE PESSOAS MORTAS;

OS ALIADOS INSTAURARAM EM NUREMBERG O TRIBUNAL DE NUREMBERG PARA JULGAR OS FASCISTAS POR CRIME DE GUERRA;

NOVAMENTE, A ALEMANHA FOI PROIBIDA DE TER EXÉRCITOS PODEROSOS E ARMAS;

MUSSOLINI FOI CAPTURADO E MORTO PELOS INGLESES;

HITLER SUICIDOU-SE QUANDO OS NAZISTAS PERDERAM A GUERRA;

UMA NOVA AMEAÇA DE UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL, MAS FICOU CONHECIDA COMO A GUERRA FRIA;

FOI CRIADA A ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), PARA MANTER A PAZ EM TODO O MUNDO;


17- Na década de 1920, o fascismo surge como uma posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético por considerar que essas duas formas de governo destroem o valor supremo da nação e da pátria, quer pela corrupção econômica e política, quer pregando o internacionalismo proletário que enfraquece as forças do Estado nacional. Sobre quais ideais se forma o fascismo e em que países consegue se impor como forma de governo?

DE MODO GERAL OS REGIMES FASCISTAS CHEGARAM AO PODER COM APOIO DAS ELITES E MESMO DO POVO E PELAS VIAS PARLAMENTARES, MAS SEMPRE PREGANDO UM NACIONALISMO EXACERBADO, O MILITARISMO E O ANTICOMUNISMO. ASSIM ACONTECEU NA ITÁLIA, NA ALEMANHA E DE CERTA FORMA NA ESPANHA E PORTUGAL.

18- Entre os princípios básicos do nazismo, pode-se destacar:
(01) o individualismo, na medida em que prioriza os interesses pessoais, em detrimento dos interesses da nação.
(02) o racionalismo, quando promove o instinto, a vontade primária e o intelectualismo como fatores de coesão do grupo.
(03) o expansionismo, apoiado na doutrina do espaço vital, visando a ampliar as fronteiras da Alemanha.
(04) a hierarquização da sociedade, criando uma elite dirigente, formada pelos mais fortes, mais aptos e mais decididos.
(05) o unipartidarismo, proclamando a existência de uma só corrente de pensamento como expressão da vontade nacional, identificada com o próprio Estado.
(06) o socialismo, procurando a transformação da estrutura da sociedade, a eliminação da propriedade e a implantação de uma sociedade sem classes.
(07) o culto ao chefe, transformado pelo fanatismo numa figura mítica de condutor e líder.


19- Quais dos fatores que contribuíram para a ascensão do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha durante a década de 1920?

2º Guerra Mundial
- "O conflito de 1939 a 1945 foi, este sim, uma verdadeira guerra mundial. Todos os continentes se envolveram dada a existência de quatro fronts: Europa ocidental, Europa oriental, Norte da África e Pacífico. Ficaram neutros apenas alguns países europeus e latino-americanos.
As operações do Pacífico tiveram a mesma importância que as da Europa.
A Inglaterra, por sua condição de ilha, foi o único país europeu que os alemães não ocuparam. Os Estados Unidos garantiram a vitória dos aliados, por sua enorme produção industrial e participação militar; no Pacífico, guerrearam praticamente sozinhos com os japoneses. A União Soviética teve papel decisivo ao quebrar a espinha dorsal do exército nazista na Batalha de Stalingrado. (ARRUDA, J. J. de A. & PILETTI, N.
Toda a História: história geral e história do Brasil. São Paulo: Ática, 1997).

21-
Com respeito à Segunda Guerra Mundial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O Brasil participou diretamente do conflito, enviando soldados para combater o exército nazista na Europa.
02) A Segunda Guerra Mundial caracterizou-se pela formação do Eixo composto por Alemanha, Inglaterra e Japão, que desenvolveu combates em vários continentes.
03) A União Soviética, certa de que seria atacada pelo exército alemão, nunca realizou nenhum tratado de cooperação com a Alemanha nazista de Hitler.
04) Os combates da Segunda Guerra Mundial foram caracterizados pelo uso de novas tecnologias bélicas, pelo uso maciço de bombardeios aéreos (proporcionados pelo intenso uso de aviões), pelo extermínio de prisioneiros judeus e pela inauguração da arrasadora bomba atômica.
05) A Inglaterra foi ocupada pelo exército nazista e contou com a colaboração de parte da população que via, nos soldados alemães, a única forma de conter o avanço do movimento comunista.

22- Assinale a linha de tempo que contém a seqüência cronológica correta em relação à Segunda Guerra Mundial:
a) Invasão da Polônia ë "Dia D" / Julgamento de Nüremberg / Batalha de Stalingrado / Operação "Barbarrosa".
b) Ataque a Pearl Harbor / "Anschluss" / Invasão da Polônia ë Batalha de Stalingrado / "Dia D".

c) Operação "Barbarrosa" / Batalha de Stalingrado / "Anschluss" / Ataque a Pearl Harbor / Invasão da Polônia.
d) Invasão da Polônia / Operação "Barbarrosa" / Batalha de Stalingrado / "Dia D" / Julgamento de Nüremberge)
e) "Anschluss" / Operação "Barbarrosa" / "Dia D" / Ataque a Pearl Harbor / Julgamento de Nüremberg.

2
3- Leia o texto a seguir e responda a questão. Cerca de 20 líderes mundiais reunidos na França deixaram de lado suas divergências políticas - sobretudo no que diz respeito à invasão do Iraque - para comemorar ontem os 60 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia. Nas homenagens aos mortos e aos veteranos de uma das batalhas mais decisivas da História, prevaleceu o espírito de união que garantiu a vitória sobre os nazistas na II Guerra Mundial. "JORNAL DO BRASIL", Rio de Janeiro, segunda-feira, 7 de junho de 2004. p. 20.
O texto citado faz referência a dois momentos de grande importância para a política mundial, o dia D (6 de junho de 1944) durante a 2ª Guerra Mundial (1939/45) e a invasão do Iraque por tropas de uma coalizão, lideradas pelos Estados Unidos da América em 2004.
Com base nesses acontecimentos,
a) Analise a importância do desembarque dos Aliados na Normandia para a II Guerra Mundial. ASSEGUROU UMA SÓLIDA CABEÇA-DE-PONTE NO LITORAL FRANCÊS E DALI PARTIRAM PARA EXPULSAR OS NAZISTAS DA FRANÇA E, EM SEGUIDA, MARCHAR EM DIREÇÃO À FRONTEIRA DA ALEMANHA.

b) Cite duas razões que geraram as divergências dos líderes mundiais frente à atual situação iraquiana.EM PRIMEIRO LUGAR NÃO FOI DECISÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU A INVASÃO DO IRAQUE E SIM UMA DECISÃO DOS EUA E DE SEUS ALIADOS. EM SEGUNDO LUGAR, A JUSTIFICATIVA DA INVASÃO (A EXISTÊNCIA DE ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA NAS MÃOS DE SADAN) NÃO FOI PROVADA.


(
24-
A caricatura acima se refere a dois momentos das relações entre a Alemanha e a URSS no entre - guerras. A alternativa que identifica esses momentos é:
a) Conferência de Munique - invasão alemã à Polônia
b) T ratado de Moscou - Política alemã de expansão para o leste
c) Política de Apaziguamento - Pacto tripartite entre Alemanha, Itália e Japão
d) Pacto de não-agressão germano-soviético - invasão da URSS pelas tropas alemãs

25-
Os ataques aéreos às torres gêmeas do WTC em Nova Iorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os americanos e a imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.
a) O que foi o ataque a Pearl Harbor?
O ATAQUE A PEARL HARBOR FOI UMA OPERAÇÃO AERONAVAL DE ATAQUE À BASE NORTE-AMERICANA DE PEARL HARBOR, EFECTUADA PELA MARINHA IMPERIAL JAPONESA NA MANHÃ DE 7 DE DEZEMBRO DE 1941.

O ATAQUE EM PEARL HARBOR, NA ILHA DE OAHU, HAVAÍ, FOI EXECUTADO SEM PRÉVIO AVISO CONTRA A FROTA DO PACÍFICO DA MARINHA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E AS SUAS FORÇAS DE DEFESAS, O CORPO AÉREO DO EXÉRCITO ESTADO-UNIDENSE E A FORÇA AÉREA DA MARINHA.

O ATAQUE DANIFICOU OU DESTRUIU 11 NAVIOS E 188 AVIÕES E MATOU 2403 MILITARES ESTADO-UNIDENSES E 68 CIVIS. O ATAQUE FOI A RESPOSTA DO JAPÃO AO EMBARGO DOS EUA CONTRA AS IMPORTAÇÕES JAPONESAS DE PETRÓLEO E O FECHAMENTO DO CANAL DO PANAMÁ PARA OS BARCOS JAPONESES, ALÉM DO CONGELAMENTO DAS CONTAS JAPOSNESAS EM BANCOS AMERICANOS. ISTO OCORREU PORQUE O JAPÃO HAVIA OCUPADO PARTE DA CHINA E HAVIA SE ALIADO AO EIXO.

b) Qual foi a arma utilizada pelos americanos para obrigar à rendição o país que os atacou? A bomba atômica.
c) Cite duas diferenças políticas entre o ataque a Pearl Harbor e os ocorridos em 11 de setembro de 2001. O ATAQUE JAPONÊS DEVEU-SE A AÇÕES CONCRETAS DOS EUA QUE INVIABILIZAVAM ECONOMICAMENTE O JAPÃO E SUA POLÍTICA IMPERIALISTA NA ÁSIA, DENTRO DE UM CONTEXTO DE GUERRA MUNDIAL. OS ATAQUES DE 11 DE SETEMBRO FORAM UMA AÇÃO TERRORISTA FUNDAMENTADA NUMA INTERPRETAÇÃO PARTICULAR DA AL QAEDA SOBRE A JIHAD ISLÂMICA QUE INDUZIU OS TERRORISTAS AO FANATISMO RELIGIOSO.

2
6- Sobre a posição do Brasil diante da Segunda Guerra Mundial podemos afirmar:
(1)
Após a declaração de guerra da Alemanha à Polônia o primeiro decreto-lei do governo de Getúlio Vargas fixava regras de neutralidade a serem observadas em todo o território nacional e que foram válidas até o final da guerra.
(2) Vargas retardou politicamente o apoio aos Estados Unidos, até que este país aceitou financiar o programa siderúrgico, que, segundo Vargas, representava "riqueza e poder para o Brasil", em troca da instalação de bases americanas neste país.
(3) Após o torpedeamento de vários navios brasileiros em águas americanas, Vargas assinou decretos pondo "os bens dos súditos alemães, japoneses e italianos em garantia dos danos causados pelos seus países".
(4) Vargas apoiou as nações do Eixo, juntamente com os presidentes da Argentina e Chile e, por esta razão, os navios mercantes brasileiros foram torpedeados pelos americanos em águas americanas.
(5) Durante a Segunda Guerra Mundial Brasil e Inglaterra assinaram um acordo de pagamento, que incluía a compra de carne e algodão por parte da Inglaterra, o que muito beneficiou o Brasil.

2
7- No período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ocorre o (a): MAIS DE UMA RESPOSTA CERTA
(X ) estabelecimento da bipolaridade nas relações internacionais, com os Estados Unidos e a União Soviética liderando os blocos capitalista e socialista, respectivamente.
(X ) declínio da Europa como centro do poder mundial, de que a descolonização afro-asiática foi exemplo marcante.
(X ) criação da Organização das Nações Unidas, em cujo Conselho de Segurança manifesta-se o princípio de absoluta igualdade entre os Estados participantes.
( ) refluxo no processo de expansão socialista, em parte determinado pelo fracasso militar soviético durante a guerra.

2
8- Em torno de fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. BLITZKRIEG
2. KAMIKAZE
3. A GRANDE ALIANÇA
4. AS NAÇÕES DO EIXO
5. NAGAZAKI
( 1) Guerra relâmpago
(5 ) Cidade arrasada pela bomba atômica
(2 ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa
(3 ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos
( 4) Japão, Itália e Alemanha

29- O mapa acima representa a divisão política da Europa em 1914.
1 - Espanha
2 - França
3 - Império-Germânico
4 - Áustria-Hungria
5 - Romênia
6 - Itália
7 - Sérvia
8 - Bulgária
9 - Grécia
10 - Rússia
11 - Império-Otomano


a) Qual a característica nessa divisão que foi alterada pelas duas Grandes Guerras? NO MAPA PÓS –GUERRA HOUVE O DESMEMBRAMENTO DO IMPÉRIO TURCO-OTOMANO, O DESMEBRAMENTO DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO COM O SURGIMENTO DA TCHECOSLOVÁQUIA E POLÔNIA, HOUVE TAMBÉM A REDUÇÃO DO TERRITÓRIO ALEMÃO.
b) Explique a doutrina política que regeu essa transformação. O PRINCÍPIO DAS NACIONALIDADES.

REVOLUÇÃO RUSSA
30- O período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) mostrou um panorama de crise, evidenciado pela força dos movimentos sociais liberais, socialistas e anarquistas, em decorrência dos primeiros sinais de fracasso da expansão imperialista.
Tais sinais foram expressivos na Rússia dos czares, onde provocaram o avanço das desigualdades e a eclosão de movimentos grevistas, como o de 1905, que prenunciavam a revolução.
30-Esse clima na Rússia decorreu, de vários fatores. Destaque os mais importantes.

-APRESAR DE OFICIALMENTE ABOLIDO O FEUDALISMO A RUSSIA AINDA ERA PRATICAMENTE FEUDAL
-FOME E MISÉRIA DO POVO.
-O CZAR ERA UM SOBERANO ABSOLUTISTA, INTOLERANTE, INSENSÍVEL À MISÉRIA E OPRESSÃO DO POVO.
-A IMPRENSA ERA CENSURADA, BEM COMO QUALQUER MANIFESTAÇÃO CONTRARIA AO TZAR
-AS IDÉIAS SOCIALISTAS FORAM SENDO INFILTRADAS E GANHARAM TERRENO ENTRE O POVO SOFRIDO, ATRAVÉS DOS LÍDERES (TROTSKY, LÊNIN, ETC) E DOS SOVIETES (GRUPOS DE TRABALHADORES QUE SE REUNIAM)
-A DERROTA RUSSA NA GUERRA CONTRA O JAPÃO E O FAMOSO ENSAIO GERAL(REBELIÃO DE 1905), ONDE AS TROPAS DO CZAR MATARAM MILHARES DE INOCENTES QUE FORAM PARA A FRENTE DO PALÁCIO PEDIR MAIS ATENÇÃO AO SEU SOFRIMENTO(DOMINGO SANGRENTO).

31- Assinale a linha de tempo que contém a sequência cronológica correta dos fatos pertinentes ao processo histórico da Revolução Soviética e da União Soviética.
a) Perestróika - Planos Qüinqüenais - XX Congresso do PCUS - Comunismo de Guerra - NEP
b) Revolução de Outubro - Processos de Moscou - Planos Qüinqüenais - Guerra Civil - NEP
c) Comunismo de Guerra - Processos de Moscou - Revolução de Outubro - Guerra Civil - Glasnost
d) Revolução de Outubro - Comunismo de Guerra - Glasnost - XX Congresso do PCUS - Planos Qüinqüenais
e) Guerra Civil - NEP - Processos de Moscou - XX Congresso do PCUS – Perestroika

32- O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada. (Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)
a) Estabeleça a importância da NEP dentro do contexto socialista implantada por Lênin
. AO FIM DA GUERRA CIVIL E DA INVASÃO ESTRANGEIRA, A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO ES­TAVA CONSOLIDADA, MAS AS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DA ECONOMIA SOVIÉTICA, QUE REGREDIRA A NÍVEIS INFERIORES AOS DE ANTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, AUMENTOU A INSATISFAÇÃO POPULAR. VIGORANDO DE 1921 A 1928, A NEP FOI UMA ECONOMIA MISTA DE SOCIALISMO E CAPITALISMO CRIADA POR LÊNIN QUE PERMITIU PROVISORIAMENTE A LIBERDADE DO COMÉRCIO INTERNO, O FUNCIONAMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS E O RESSURGIMENTO DE PROPRIEDADES RURAIS PERTENCENTES AOS "KULAKS". CONCESSÕES FORAM FEITAS A EMPRESAS CAPITALISTAS INGLESAS, NORTE-AMERICANAS, FRANCESAS E ALEMÃS. DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, A NEP TEVE BALANÇO POSITIVO. A PRODUÇÃO INDUSTRIAL ULTRAPASSOU O NÍVEL ANTERIOR À GUERRA, O MESMO PODENDO-SE AFIRMAR EM RELAÇÃO AOS RENDIMENTOS AGRÍCOLAS.

b) O que eram os 'soviets' e qual o seu papel no processo revolucionário?

33- Em 2004, a União Européia incorporou vários países do Leste Europeu que no passado fizeram parte da União Soviética ou estiveram sob a sua esfera de influência. Levando em conta essa afirmação, bem como seus conhecimentos, responda às questões propostas.
a) Qual o nome do modelo de sociedade implantado na União Soviética?
SOCIALISMO.
b) Qual era a referência teórico-ideológica desse modelo? MARXISMO-LENINISMO.
c) A partir de que momento histórico o modelo de estado soviético foi implantado na Europa? Como se deu essa implantação? NAS ÚLTIMAS CONFERÊNCIAS ENTRE OS ALIADOS OCIDENTAIS E OS SOVIÉTICOS, ANTES DE ENCERRAR A SEGUNDA GUERRA, FICOU DECIDIDO QUE O LESTE EUROPEU, LIBERTADO PELA URSS FICARIA SOB SUA INFLUÊNCIA. FORAM CRIADOS PARTIDOS COMUNISTAS NAQUELES PAÍSES QUE INICIALMENTE TINHAM FORTE APOIO POPULAR.
d) Apresente três das principais características desse modelo e cite dois países da Europa que o adotaram. DITADURA DE PARTIDO ÚNICO (PC), ECONOMIA PLANIFICADA, DEPENDÊNCIA POLÍTICA EM RELAÇÃO À URSS.

Guerra Fria
34-Em 1945 com o término da 2ª Guerra Mundial, o Bloco Capitalista liderado pelos Estados Unidos teve sua área de ação reduzida pela ampliação do Bloco Socialista.

Relacionado a este contexto, julgue os itens.
(V ) A expressão Guerra Fria é utilizada para caracterizar o confronto político, militar, econômico e ideológico entre os EUA e a URSS, envolvendo seus respectivos aliados.
( F) O Plano Marshall (1947) propunha-se a fornecer ajuda bélica aos países europeus e garantiu a influência inglesa.
( V) A URSS não permitiu que os países socialistas da Europa participassem do Plano Marshall, surgindo daí a expressão "Cortina de Ferro".
(V ) A OTAN em 1949 surgia como um tratado militar que visava preservar a Europa Ocidental dentro da esfera de influência norte-americana.
(V ) O Pacto de Varsóvia em 1955 reunia a URSS e as Democracias Populares da Europa Centro-Oriental (com exceção da Iuguslávia) criando uma segurança coletiva e mantendo a unidade da Europa Oriental dentro da esfera soviética.

35- TEXTO I: Artigo 5. As Partes concordam que um ataque armado contra uma ou várias dentre elas, sobrevindo na Europa ou na América do Norte, será considerado como um ataque dirigido contra todas as Partes
(...) (Tratado do Atlântico Norte: 1949) (MATTOSO, p. 192)
TEXTO II: Artigo 4. No caso de agressão armada na Europa contra um ou vários dos Estados signatários do Tratado, por parte de um Estado qualquer ou por parte de um grupo de Estados, cada Estado signatário do Tratado, exercendo seus direitos de autodefesa individual ou coletiva, (...) concederá ao Estado ou aos Estados, vítimas de tal agressão, uma assistência imediata,
(...) (Tratado de Varsóvia: 14 de maio de 1955) (MATTOSO, p. 199) Associando seus conhecimentos à análise dos textos anteriores, pode-se concluir:

(01) O Tratado do Atlântico Norte congrega, como membros de seu sistema político-militar, países de economia capitalista e, recentemente, sofreu modificações, inclusive fazendo cortes no seu arsenal bélico.
(02) O Pacto de Varsóvia foi idealizado com a finalidade específica de assegurar a formação de repúblicas populares nos continentes europeu, africano e asiático.
(03) O Tratado do Atlântico Norte agrupa, como membros de seu sistema de aliança, os países conhecidos como não-alinhados, defensores do princípio da soberania e autodeterminação dos povos.
(04) O Pacto de Varsóvia foi extinto e teve suas estruturas militares dissolvidas, como desdobramento da crise do socialismo e extinção da URSS.
(05) Os dois tratados apresentam inúmeras diferenças; contudo, aproximam-se pela fórmula comum: os estados-membros se prometem uma assistência mútua.
(06) Os dois tratados representam a materialização de acordos em torno de uma dissensão entre o Leste e o Oeste, com perspectivas de um possível desarmamento dos países líderes.
(07) Os tratados apresentados expressam a vigência de "fronteiras ideológicas", uma vez que os Estados integrantes abrem mão de sua soberania, em nome da aliança estabelecida.
A RESPOSTA SERÁ A SOMA DOS ITENS ASSINALADOS ( 09 )

36- “Um dos exemplos do estado de pânico total que dominou a sociedade norte-americana naqueles anos iniciais da década de 1950 foi a *cruzada anticomunista* que levou o nome de Macarthismo por causa do senador Joseph MacCarthy”. (Dea Fenelon, A GUERRA FRIA,1983) Explique o que foi o Macarthismo e as suas relações com a Guerra Fria.
MACARTISMO (EM INGLÊS MCCARTHYISM) É O TERMO QUE DESCREVE UM PERÍODO DE INTENSA PATRULHA ANTICOMUNISTA, PERSEGUIÇÃO POLÍTICA E DESRESPEITO AOS DIREITOS CIVIS NOS ESTADOS UNIDOS QUE DUROU DO FIM DA DÉCADA DE 1940 ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 1950. FOI UMA ÉPOCA EM QUE O MEDO DO COMUNISMO E DA SUA INFLUÊNCIA EM INSTITUIÇÕES AMERICANAS TORNOU-SE EXACERBADO, JUNTAMENTE AO MEDO DE AÇÕES DE ESPIONAGEM PROMOVIDAS PELA OTAN. ORIGINALMENTE, O TERMO FOI CUNHADO PARA CRITICAR AS AÇÕES DO SENADOR AMERICANO JOSEPH MCCARTHY, TENDO DEPOIS SIDO USADO PARA FAZER REFERÊNCIAS A VÁRIOS TIPOS DE CONDUTAS, NÃO NECESSARIAMENTE LIGADAS ÀS ELABORADAS POR MCCARTHY. O MACARTISMO FOI TOLERADO APENAS PORQUE NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA TEMIA-SE PELA INFILTRAÇÃO DAS IDÉIAS SOCIALISTAS NOS EUA.

37-Na fase Pós-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria.
a) Discorra sobre as diferenças, apenas do ponto de vista econômico, entre capitalismo e socialismo.
CAPITALISMO É DEFINIDO COMO UM SISTEMA ECONÔMICO BASEADO NA PROPRIEDADE PRIVADA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL , E NA LIBERDADE DE CONTRATO SOBRE ESTES BENS ( LIVRE MERCADO ). ESTES REQUISITOS MOTIVAM ÀS PESSOAS AO ACÚMULO DE CAPITAL E A INVESTIR ESTE CAPITAL EM PROJETOS QUE AUMENTAM A EFICIÊNCIA PRODUTIVA, RESULTANDO NUM AUMENTO DO PADRÃO DE VIDA DA SOCIEDADE. SOCIALISMO/COMUNISMO É DEFINIDO COMO O SISTEMA ONDE A ECONOMIA É PLANIFICADA E CONTROLADA PELO ESTADO, O ESTADO DETÉM TAMBÉM OS MEIOS DE PRODUÇÃO. NO SOCIALISMO NÃO HÁ, PORTANTO, LIVRE-INICIATIVA, NEM PROPRIEDADE PRIVADA, TÃO POUCO A NOÇÃO DE LUCRO.


b) Apresente os nomes dos países onde o socialismo chegou a ser questionado através do Sindicato Solidariedade, da Perestroika e da repressão às manifestações na Praça da Paz Celestial.
POLÔNIA, URSS E CHINA.

38- “Guerra improvável, paz impossível”. Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989?

39-No contexto da bipolarização comandada pelos Estados Unidos da América e União Soviética, levantou-se na Alemanha, em 1961, o "Muro de Berlim". Em 1989 ele foi derrubado. Qual o significado da sua construção e de sua queda, para o cenário internacional?
A CONSTRUÇÃO DO MURO EM 1961 REPRESENTOU AO MESMO TEMPO A INTENSIFICAÇÃO DO CONFLITO IDEOLÓGICO ENTRE SOCIALISTAS E CAPITALISTAS E TAMBÉM DEMOSNTROU O DESNÍVEL ENTRE OS DOIS SISTEMAS NO CONTEXTO DA ALEMANHA DIVIDIDA, ONDE O LADO ORIENTAL JÁ DEMOSNTRAVA UM RITIMO DE CRESCIMENTO INFERIOR O QUE ATRAIA OS HABITANTES DO LADO ORIENTAL. A QUEDA DO MURO FOI O PRIMEIRO SINAL DO COLAPSO DO BLOCO SOCIALISTA COMANDADO PELA EX-URSS.
40- Explique a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

NO ESPÍRITO DA GUERRA FRIA, EM 1965, OS ESTADOS UNIDOS ENVIARAM TROPAS PARA SUSTENTAR O GOVERNO DO VIETNÃ DO SUL, QUE SE MOSTRAVA INCAPAZ DE DEBELAR O MOVIMENTO INSURGENTE DE NACIONALISTAS E COMUNISTAS, QUE SE HAVIAM JUNTADO NA FRENTE NACIONAL PARA A LIBERTAÇÃO DO VIETNAME (FNL). ENTRETANTO, APESAR DE SEU IMENSO PODERIO MILITAR E ECONÔMICO, OS NORTE-AMERICANOS FALHARAM EM SEUS OBJETIVOS, SENDO OBRIGADOS A SE RETIRAREM DO PAÍS EM 1973 E DOIS ANOS DEPOIS O VIETNÃ FOI REUNIFICADO SOB GOVERNO SOCIALISTA, TORNANDO-SE OFICIALMENTE, EM 1976, A REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNÃ.

NA GUERRA, APROXIMADAMENTE TRÊS A QUATRO MILHÕES DE VIETNAMITAS DOS DOIS LADOS MORRERAM, ALÉM DE OUTROS DOIS MILHÕES DE CAMBOJANOS E LAOCIANOS, ARRASTADOS PARA A GUERRA COM A PROPAGAÇÃO DO CONFLITO, E DE CERCA DE 50 MIL SOLDADOS DOS ESTADOS UNIDOS.