sexta-feira, 1 de outubro de 2010

EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA segundos anos

Política das Nacionalidades
1-Entre o Congresso de Viena de 1815 e 1848, ocorreram, na Europa, movimentos liberais e nacionais. Considere as seguintes afirmações.
I - As decisões do Congresso de Viena geraram formas de reação da burguesia contra os limites impostos ao desenvolvimento do capitalismo industrial.
II - A Revolução liberal de 1830, também chamada de jornada de julho, estancou o avanço reacionário iniciado com o Congresso de Viena de 1815.
III - A Revolução de 1848 exaltou o ânimo das massas e irradiou-se pelo continente numa sucessão de eventos que passou à história como Primavera dos Povos.
IV - Do Congresso de Viena surgiu a Santa Aliança, que objetivava a proteção à paz, à justiça e à religião e assegurava as lutas nacionalistas e liberais decorrentes das idéias implantadas pela Revolução Francesa.

2- "Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos". "Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia".

Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã:
a) aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demonstra a escolha de Roma para capital, contemplou todas as regiões.

b) apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrentes do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão.
c) chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, imposta pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha.
d) escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular.
e) tratam da unificação da Itália e da Alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo de processo liderado por Cavour, na Itália, e por Bismarck, na Alemanha.

3- Antes de 1871, a Alemanha não era propriamente um país, mas um território politicamente dividido em trinta e nove pequenos Estados. Porém, desde 1834, o seu mercado encontrava-se unificado através do "Zollverein". E foi sobre esta base que se construiu o Império Alemão em 1871.
a) Cite o Estado alemão que liderou a mencionada unificação.
Prússia.
b) Esclareça no que consistiu o "Zollverein". União aduaneira entre os Estados alemães (exceto a Áustria)

4 - Escreva sobre a política desenvolvida por Cavour no reino do Piemonte.
Cavour foi primeiro ministro do Reino do Piemonte-Sardenha. Junto com o rei Victor Emannuel o conde de Cavour pretendia unificar a Itália e transforma-la numa monarquia constitucional. Para chegar a este objetivo, Cavour e o rei provocaram a guerra contra a Áustria-Hungria que dominava vários Estados em território italiano e tiveram o apoio temporário da França. Vencida a guerra Cavour e Garibaldi organizaram a conquista do Reino das Duas Sicílias (sul) e a conquista dos territórios da Igreja Católica(no centro da Itália).

5- Quem era Bismarck? Quais as suas estratégias políticas?

Bismarck foi primeiro ministro da Prússia a partir de 1862 e desde então dedicou-se junto com o rei Guilherme I à unificação alemã. Após a Guerra dos Ducados contra a Áustria e formou a Confederação da Alemanha do Norte que em 1870 conseguiu unir-se aos Estados do sul ameaçados pela França, na Guerra Franco-Prussiana, após a qual ocorreu a conclusão da unificação alemã em 1871.

6- A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou a integridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou em que Tratado?

A unificação italiana só se concluiu completamente, após a assinatura do Tratado de Latrão, entre o ditador Mussolini e o papa Pio IX, em 1929, a partir do qual a Igreja Católica aceitou a anexação dos seus territórios no século XIX.

7- A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como conseqüências:
a
) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.
b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.
d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.
e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação da união aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.

1- 8-Desde meados do século XIX até o início do século XX, as nações industrializadas européias e os Estados Unidos da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Compare o imperialismo do século XIX com a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de colonização.

A expansão colonial européia, baseada no mercantilismo, ocorrida nos séculos XV e XVI, promoveu o enriquecimento de nações como Portugal, Espanha e Holanda, atravéz da exploração da comercialização dos produtos coloniais e através do pacto colonial. A cristianização das populações indígenas e dos escravos africanos foi uma prática comum nesse período. O Neocolonialismo do século XIX e a partilha de África e Ásia tiveram como objetivos abastecer as nações industrializadas com matérias-primas e obter mercados consumidores. A ocupação efetiva das novas colônias com população branca não foi regra, pois a dominação pode se efetivar com a ocupação administrativa e militar. Entretanto, a presença de religiosos foi muito importante para abrir caminho para a dominação.

9- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.
Os sistemas de alianças secretas que culminaram com a formação da Tríplice Aliança e Tríplice Entente e a disputa por impérios coloniais na África e Ásia foram os fatores decisivos para a instabilidade pré- Guerra.

10- Eça de Queirós, em CARTAS DA INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o inglês) domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica".
Como os europeus de fins do século XIX e início do século XX justificavam sua prática imperialista?

A-POTUGAL , B-ESPANHA, C-FRANÇA, D-INGLATERRA

E- HOLANDA, F-EUA, G-BRASIL, H-ÁFRICA, I-ÍNDIA,

11- A análise do mapa e os conhecimentos sobre colonialismo e imperialismo permitem concluir:

(1) A foi metrópole de G durante mais de três séculos e manteve colônias em H até o século XX.
(2) A disputou com B as terras de I, as quais, do século XVI ao XIX , foram exploradas e colonizadas por C.

(4) E disputou com A, mercados fornecedores de açúcar localizados em G, durante o século XVII, enquanto D e C disputaram colônias em H e I, no século XIX.
(8) B conquistou áreas coloniais em F, no século XV; no entanto, durante os séculos XVIII e XIX, essas áreas foram objeto de freqüentes disputas entre B, C, D e E.

(16) Colonizadas por E, áreas localizadas ao sul de H foram palco de significativo conflito com D, no século XIX, em disputa pela sua posse.

(32) B foi o primeiro país europeu a unificar-se territorialmente, no século XV, o que possibilitou o estabelecimento de áreas coloniais em I e, conseqüentemente, melhores condições de disputar essas áreas com C e E, durante o século XX.

RESPOSTA SE OBTÉM COM A SOMA DOS ITENS CORRETOS ( 20 )

12- “... a Europa inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países coloniais: América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem há séculos os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os produtos exóticos. A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo". Frantz Fanon.

Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima. Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima.

Após o fim dos impérios coloniais, entre as duas Guerras Mundiais, as nações industrializadas encontraram nas multinacionais ou transnacionais uma maneira muito mais efetiva e lucrativa de dominar e explorar os países pobres.

13- No final do século XIX, em decorrência do neocolonialismo, um violento conflito se deu entre China e Inglaterra, devido ao interesse britânico em impor seu domínio sobre a China. O conflito a que se refere o texto foi:
a) a Guerra da Manchúria.
b) a Guerra dos Boers.
c) a Guerra dos Boxers.
d) a Guerra dos Cipaios.
e) a Guerra do Ópio.

14- "Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras". Essa frase - atribuída a Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia - remete à partilha da África, no quadro do imperialismo europeu.
a) O que ficou determinado na Conferência de Berlim?

15- Em relação à expansão imperialista na Ásia, na segunda metade do século XIX, pode-se afirmar que o Império Chinês foi:

a) anexado ao Japão anulando a ameaça imperialista.

b) desmembrado em colônias pelas potências européias.

c) dividido em zonas de influência pelos países ocidentais.

d) incorporado ao Império Britânico compondo a Commonwealth.

16- No dia 1Ž de julho de 1997, a última colônia britânica na Ásia, Hong Kong, foi devolvida à China. O acordo que devolveu Hong Kong estipulou que o território se tornaria "região administrativa especial" da República Popular da China, segundo o princípio de "um país, dois sistemas".

a) Qual o conflito, no contexto do imperialismo do século XIX, que levou Hong Kong a pertencer à Grã-Bretanha?

Hong Kong passou à colônia da Inglaterra, após a vitória inglesa na Guerra do Ópio, em 1842.

b) Explique dois motivos para a eclosão desse conflito.

A Inglaterra queria vender o ópio, uma poderosa droga, em território chinês e foi barrada pelas autoridades daquele país. A Inglaterra revidou destruindo a marinha chinesa o que obrigou o governo chinês a assinar o Tratado de Nanquim que forçou a China a abrir cinco portos aos ingleses e ceder o porto de Hong Kong como colônia.

c) Quais são os dois sistemas que atualmente coexistem na República Popular da China? Socialismo e capitalismo.

17- A expansão imperialista sobre os territórios asiáticos e africanos no decorrer do século XIX foi, antes de tudo, um ato de conquista. A partir desta afirmativa, identifique a opção que indica a nação européia expansionista, a região colonizada e o movimento de resistência possíveis de inter-relacionar-se corretamente.

a) França/ Argélia/ Guerra do Boxers

b) Inglaterra/ Índia/ Revolta dos Cipaios

c) Inglaterra/ Sudão/ Revolta dos Boers

d) Portugal/ Angola/ MPLA e) Alemanha/China/ Movimento Taiping


18. (UNIP) A Guerra de Secessão (1861 - 1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-americana, tem sua origem no agravamento dos antagonismos entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos Estados Unidos. Na raiz dos antagonismos estavam duas questões socioeconômicas; são elas o(a)

(A) mita e a servidão temporária.
(B) escravidão negra no sul e o modelo capitalista industrial do norte.
(C) federação e o capitalismo de estado.
(D) neoliberalismo da burguesia nortista e o protecionismo sulista.
(E) Doutrina do Destino manifesto e o trabalho assalariado no Sul.

19. (GV) A Ku Klux Klan representa, entre as organizações de segregação racial, uma das mais conhecidas. Surgida e proibida na segunda metade do século XIX, ainda hoje tem adeptos que a fazem ressurgir em atos isolados e, muitas vezes, apenas simbólicos. Sobre a KKK é correto afirmar que:

(A) foi uma resposta de intimidação à vitória do Sul na Guerra de Secessão e à abolição dos escravos nos EUA;
(B) é uma organização que se inicia no norte dos EUA, após o assassinato de Lincoln, representando o interesse dos republicanos feridos pela derrota na Guerra de Secessão;
(C) sua criação está relacionada ao repúdio se setores segregadores sulistas à aprovação de 138 e da 148 Emendas Constitucionais, que buscaram definir as relações inter-raciais nos EUA, após a Guerra de Secessão;
(D) constituiu uma organização secreta, de segregação racial, responsável pela campanha e pela vitória de Lincoln nas eleições presidenciais de 1860, pelo partido republicano;
(E) foi uma resposta, dos negros sulistas, a uma política de interação racial, autoritária e desigual, proposta pelos Estados Confederados.

20. No início do século XIX, Saint-Simon, Robert Owen e outros propuseram reformas, para atenuar os males causados pelo fortalecimento da ordem burguesa sobre os operários e para distribuir melhor a riqueza.

Como esperassem medidas humanitárias dos governos burgueses, Karl Marx chamou-os de:

a) social-democratas

b) socialistas utópicos

c) sindicalistas radicais

d) comunistas ortodoxos

e) anarquistas românticos.

21. (MACK-SP) “Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução],a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos”.

(Karl Marx e Friedrich Engels)

Neste trecho do Manifesto Comunista escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são:

a) internacionalismo e dialética idealista.

b) ditadura do proletariado e organização dos Sovietes.

c) corporativismo e materialismo dialético.

d) comunismo e nacional-socialismo.

e) luta de classes e internacionalização do socialismo

22. (MACK-SP) Anarquia soa aos ouvidos da maioria das pessoas como uma catástrofe, ou, na melhor das hipóteses, como uma idéia ingênua, uma ‘saborosa’ utopia. Falar de Anarquia significa, para muita gente, pregar o fim do mundo!!!E, curiosamente, os que a temem, combatem ou denigrem, se lhes perguntarem o que é Anarquia, não sabem defini-la concretamente. Assim mesmo são contra!!!

(José Oiticica)

A Doutrina Anarquista é definida:

a) como a defesa do estabelecimento do império, da justiça e da caridade, declarando-se contra a luta de classes.

b) como manifestação romântica, defendendo a criação de falanstérios, fazendas coletivas e agroindustriais.

c) como interpretação socioeconômica da história, conhecida por materialismo histórico, e controle do Estado pela ditadura do proletariado.

d) como supressão de toda forma de governo, defendendo a liberdade, a felicidade e a harmonia, através de acordos livres, estabelecidos entre os diversos grupos territoriais e profissionais.

e) como abolição da intervenção do Estado na vida pública, defendendo a economia de mercado, as leis naturais da economia e o individualismo econômico.

23-Explique a Doutrina Monroe.

A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (presidente de 1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro de 1823.

A frase que resume a doutrina é: "América para os americanos"

O seu pensamento consistia em três pontos:

  • a não criação de novas colônias nas Américas;
  • a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos;
  • a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.

5 comentários:

  1. baaah sor deve ser tri ter aula com vc,que pena que eu não tenho =/ auishausa

    ResponderExcluir
  2. como os Europeus via a colonozação da África e qual o seu objetivo na realidade

    ResponderExcluir
  3. a maioria das perguntas do meu trabalho está aqui; adorei \õ

    ResponderExcluir